As Fake News numa sociedade pós-verdade: Contextualização, potenciais soluções e análise

Com este relatório, o OberCom – Observatório da Comunicação pretende incidir alguma luz sobre a forma como a questão das fake news é atualmente abordada pelas instituições jornalísticas, governamentais ou empresariais, e que
tipo de medidas foram tomadas – ou poderão vir a ser tomadas – para minimizar o problema.

Parte-se aqui de três perguntas iniciais, às quais se procurará dar resposta. Em primeiro lugar, perceber de que forma as instituições e os agentes – nos quais se compreendem meios de comunicação, jornalistas, plataformas em rede (e.g.,Facebook), governos, entre outros – estão a lidar com a questão das fake news. Em segundo lugar, pretende-se também perceber que outras soluções e estratégias poderão vir ainda a ser propostas, de modo a lidar com a questão no futuro. Por último, será também importante perceber que importância é dada a este tema em Portugal, se o tema se encontra a ser estudado, bem como compreender o que falta investigar.

  Consulte ou faça download do relatório aqui
Prev Jornais regionais. A análise de perfis de utilização. Actividade, desafios e políticas públicas para o sector
Next Modelos de Negócio e Comunicação Social: “Telcos”, Legacy Media, Novos Media e Start-Ups Jornalísticas em navegação digital - Estudo Prospetivo (2015-2020)

About Author