Estratégias de Sucesso na Ficção TV Nacional: Estudo de Caso das ‘Telenovelas Juvenis’ – Nov2006

Em 2006, quando a primeira telenovela portuguesa (Vila Faia) está prestes a celebrar 25 anos sobre a sua produção e emissão, já existe em Portugal uma pequena indústria de ficção televisiva nacional, cujos principais produtos são as telenovelas e as séries. Neste relatório, são analisadas as transformações no campo da ficção televisiva nacional, bem como as estratégias de programação, o recurso a estratégias de medialidade (OSSCOM 2006), as estratégias de proto-interactividade (Hamburger 2005) e as estratégias de hibridização do formato telenovela (da nossa própria autoria) enquanto factores que contribuem para o sucesso de duas ‘telenovelas juvenis’ portuguesas em emissão televisiva, Floribella e Morangos com Açúcar.

Estratégias de Sucesso na Ficção TV Nacional – Estudo de Caso das Telenovelas Juvenis – Nov2006

Prev Era uma vez... fábulas, romances, quotidianos – Imagens da vida privada nas telenovelas portuguesas – Out2007
Next Media em Movimento 2013: Perspectivas sobre a evolução do mercado dos Media, a partir de uma (meta-)análise de 30 relatórios de consultoras globais

About Author