Este relatório é produzido no âmbito de um protocolo de cooperação estabelecido entre o MediaLab CIES Iscte e a CNE – Comissão Nacional de Eleições para a monitorização e despistagem de desinformação política no contexto da pré-campanha e campanha eleitoral para as eleições europeias de 9 de junho, em Portugal. É produzido e publicado pelo OberCom – Observatório da Comunicação no âmbito do trabalho do observatório enquanto membro do IBERIFIER – Iberian Digital Media Observatory.
Este trabalho vem no seguimento do trabalho realizado sobre as eleições legislativas pelo MediaLab – Iscte e o OberCom, em parceria com a Agência LUSA, no âmbito do projeto IBERIFIER. Para este projeto, focado nas eleições europeias, o MediaLab e o OberCom estabeleceram uma parceria com a Comissão Nacional de Eleições (CNE) que teve como principais objetivos monitorizar a atividade e discussão política nas redes sociais online e identificar e analisar as temáticas e narrativas desinformativas no meio online no contexto das eleições europeias.
A parceria estabelecida com a CNE foi inédita ao instaurar uma linha de denúncias via WhatsApp para desinformação e publicidade política paga no período das eleições europeias. Este canal constitui um elemento essencial da análise realizada, e, a partir dele, foi possível retirar diversas conclusões sobre as dinâmicas do ambiente desinformativo político em Portugal.
Este projeto obteve financiamento da Comissão Europeia no âmbito da Call DIGITAL-2023-DEPLOY-04, European Digital Media observatory (EDMO) – National and multinational hubs – Project: IBERIFIER Plus – 101158511.
O relatório está disponível na íntegra, em português, estando também disponível um sumário executivo com as principais conclusões, em inglês.
Consulte ou faça download do relatório em português aqui Download the report in english here