Estudo Obercom: Prospectivas para os Media (Maio 2015)

«Prospectivas para os Media Pontos-chave extraídos do Relatório anual Barómetro Media e Comunicação (2010-2014) e Inquérito Consumo de Notícias em Portugal» e«Media e as dinâmicas geracionais na sociedade Portuguesa – Análise dos impactos das variáveis geracionais nas práticas mediáticas dos portugueses» foram dois dos trabalhos de fundo realizados pelo Obercom durante o ano de 2015. Que agora com o final do ano destacamos como cruciais para compreender o panorama mediático português, através de diferentes abordagens.

O primeiro é um estudo anual realizado pelo Obercom que dá a conhecer a forma como os gestores dos principais meios de comunicação percecionam a atual conjuntura dos diferentes sectores (Imprensa, Rádio, Televisão, Internet, Publicidade, etc) em termos de crescimento, de agudização ou atenuação das dificuldades, de perda de poder e centralidade implícitos no mundo dos Media; de relação com o consumidor, de aposta em modelos do formato digital, entre outros fatores cruciais à forma de pensar a mudança. Focando-se também na maneira como eles veem o futuro.

O segundo é, dentro do quadro de investigação do OberCom, um estudo pioneiro. Ele resulta de uma análise do impacto geracional na relação dos portugueses com os media, com uma série de atividades comunicacionais que caracterizam o quotidiano mediático da sociedade portuguesa. Realizado pela primeira vez este ano (2015), o estudo procura aferir padrões de utilização de media em função de traços geracionais, partindo do pressuposto de que o principal eixo diferenciados das práticas não é a rutura das mesmas, mas sim a mudança como interruptor fundamental da continuidade.

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