Investigação

Uma das tarefas principais do OberCom, enquanto instituição, é investigar e analisar os media e a comunicação social em Portugal. A investigação é realizada no quadro do Observatório ou através de parcerias nacionais e internacionais.

Atualmente o OberCom publica investigação sobre dezasseis áreas temáticas diferenciadas, que encontra aqui ao lado. Os relatórios de investigação podem ser obtidos em PDF a partir da listagem. Em baixo encontra os relatórios por ordem de publicação.


 

Modelos de Negócio e Comunicação Social: “Telcos”, Legacy Media, Novos Media e Start-Ups Jornalísticas em navegação digital – Estudo Prospetivo (2015-2020)

Este e-Book, agora disponibilizado pelo OberCom, resulta de um estudo encomendado pela Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), e realizado

Read more

As Fake News numa sociedade pós-verdade: Contextualização, potenciais soluções e análise

Com este relatório, o OberCom – Observatório da Comunicação pretende incidir alguma luz sobre a forma como a questão das

Read more

Jornais regionais. A análise de perfis de utilização. Actividade, desafios e políticas públicas para o sector

O relatório “Jornais regionais. A análise de perfis de utilização. Actividade, desafios e políticas públicas para o sector” tem por

Read more

As Rádios Locais em Portugal. Caracterização, tendências e futuros

Este relatório surge da vontade do OberCom – Observatório da Comunicação compreender, tanto de uma forma geral como de um

Read more

Literacias na Sociedade dos Ecrãs

Uma das áreas que o OberCom tem procurado explorar ao longo das suas quase duas décadas de existência é das

Read more

Reuters Institute Digital News Report 2017 – PORTUGAL

O Reuters Digital News Report 2017 (ReutersDNR 2017) é o sexto relatório anual do Reuters Institute for the Study of

Read more