Investigação

Uma das tarefas principais do OberCom, enquanto instituição, é investigar e analisar os media e a comunicação social em Portugal. A investigação é realizada no quadro do Observatório ou através de parcerias nacionais e internacionais.

Atualmente o OberCom publica investigação sobre dezasseis áreas temáticas diferenciadas, que encontra aqui ao lado. Os relatórios de investigação podem ser obtidos em PDF a partir da listagem. Em baixo encontra os relatórios por ordem de publicação.


 

Jornais regionais. A análise de perfis de utilização. Actividade, desafios e políticas públicas para o sector

O relatório “Jornais regionais. A análise de perfis de utilização. Actividade, desafios e políticas públicas para o sector” tem por

Read more

As Rádios Locais em Portugal. Caracterização, tendências e futuros

Este relatório surge da vontade do OberCom – Observatório da Comunicação compreender, tanto de uma forma geral como de um

Read more

Literacias na Sociedade dos Ecrãs

Uma das áreas que o OberCom tem procurado explorar ao longo das suas quase duas décadas de existência é das

Read more

Reuters Institute Digital News Report 2017 – PORTUGAL

O Reuters Digital News Report 2017 (ReutersDNR 2017) é o sexto relatório anual do Reuters Institute for the Study of

Read more

A Rádio em Portugal – Dinâmicas concorrenciais de Audiências e Publicidade (2002-2016)

O relatório A Rádio em Portugal permite acompanhar a evolução das dinâmicas do mercado radiofónico português. uma vez que procede

Read more

A Imprensa em Portugal – Desempenho e indicadores de gestão (2008- 2016)

O relatório “A Imprensa em Portugal: desempenho e indicadores de gestão” tem por objetivo mostrar a evolução do sector entre

Read more