Investigação

Uma das tarefas principais do OberCom, enquanto instituição, é investigar e analisar os media e a comunicação social em Portugal. A investigação é realizada no quadro do Observatório ou através de parcerias nacionais e internacionais.

Atualmente o OberCom publica investigação sobre dezasseis áreas temáticas diferenciadas, que encontra aqui ao lado. Os relatórios de investigação podem ser obtidos em PDF a partir da listagem. Em baixo encontra os relatórios por ordem de publicação.


 

Estudo AdBlocking e Publicidade – Uma causalidade anunciada

Este é o segundo relatório produzido pelo OberCom sobre softwares de adblocking. O objectivo do estudo é conhecer mais aprofundadamente

Read more

Ver Cinema em Portugal – Uma análise sobre os novos e os tradicionais consumos

O estudo “Ver Cinema em Portugal – Uma análise sobre os novos e os tradicionais consumo” pretende dar respostas sobre

Read more

A Televisão Digital Terrestre em Portugal – Futuro e Desafios

O regresso da atenção pública ao tema da TDT levou a que o Observatório da Comunicação regresse a este tema.

Read more

Media e Inovação 2016 Dinâmicas de Consumo de Notícias – Grupo Renascença Multimédia

Relatório produzido para o Grupo Renascença Multimédia onde são analisados o universo dos ouvintes das suas rádios, bem como o

Read more

Media e Inovação 2016 Dinâmicas de Consumo de Notícias – RTP e RDP

Relatório produzido para a RTP e RDP onde são analisados os universos dos ouvintes da RDP e dos telespectadores da

Read more

Media e Inovação 2016 Dinâmicas de Consumo de Notícias – Grupo IMPRESA

Relatório produzido para o Grupo IMPRESA onde é analisado o universo dos leitores e telespectadores de alguns dos produtos do

Read more