No presente relatório apresenta-se um retrato anual do consumo de cinema pelos portugueses, a partir de dados recolhidos no âmbito do Inquérito Sociedade em Rede de 2010. Na continuação do relatório editado em Junho de 2009, “Cinema nos Múltiplos Ecrãs da Sociedade em Rede”, foi alargado, na edição de 2010 do mesmo Inquérito, o entendimento conceptual de “consumo de cinema” para albergar as várias plataformas, suportes ou locais físicos onde esse consumo pode actualmente ter lugar, por estar acessível à totalidade ou a uma parcela da população potencialmente consumidora de cinema.
Dessa forma, as questões do inquérito relativas ao consumo de cinema (independentemente da origem dos filmes) e ao consumo de cinema de produção nacional foram estruturadas de forma a ser possível obter informação relativa não só a salas de cinema (circuito comercial) como também ao circuito de exibição designado por alternativo (cineclubes, cinemateca, festivais, ciclos especiais), à difusão televisiva, ao DVD (compra, aluguer ou empréstimo), video-on-demand e download da Internet – abarcando de modo exaustivo os “múltiplos ecrãs” da sociedade em rede.
A Sociedade em Rede Portugal 2010 – Cinema nos Múltiplos Ecrãs – Jan2011