O Digital News Report Portugal 2024 é o nono relatório anual da série Digital News Report Portugal, publicada pelo OberCom – Observatório da Comunicação desde 2016 e dedica-se a dar a conhecer a relação dos portugueses utilizadores de Internet com os conteúdos informativos, as marcas de notícias e o jornalismo. Portugal é um de vários países cujas equipas de investigação produzem um relatório nacional, publicado a par do relatório global produzido pelo RISJ – Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
O OberCom colabora com o Reuters Institute for the Study of Journalism na elaboração do questionário global e nacional, bem como na análise e interpretação final dos dados relativos ao nosso país. Este relatório oferece uma análise aprofundada dos dados relativos a Portugal e tira partido dos nove anos de dados acumulados, desde 2015, o que permite perceber tendências e evoluções no nosso país, especificamente, que são analisadas em paralelo com as tendências e evoluções a nível internacional.
Com trabalho de campo a cargo da YouGov, o projeto inquiriu a nível global em 2024 cerca de 95 mil indivíduos utilizadores de Internet, em 47 países. À semelhança das edições anteriores, o inquérito de 2024 foi aplicado a uma amostra representativa da população portuguesa (n=2012) estratificada por grau de habilitação / escolaridade, para além de género, idade e região. Ao longo do relatório, estas variáveis são exploradas de forma agregada.
Para além do acompanhamento de variáveis-chave, como em edições anteriores, o Digital News Report Portugal 2024 explora especificamente os seguintes temas:
- O papel da Inteligência Artificial (IA) no jornalismo, e a sensibilidade dos públicos a essa presença;
- Os usos do jornalismo e a satisfação com o seu papel na provisão de informação;
- Os fatores que motivam a confiança em notícias;
- O peso dos vídeos noticiosos online nas dietas informativas dos portugueses.