O relatório “A Imprensa em Portugal”, a par dos relatórios “A Televisão em Portugal” e “A Rádio em Portugal”, é um dos relatórios mais abrangentes e completos produzidos pelo OberCom com o intuito de estudar um segmento do mercado dos media em Portugal. Actualizando estudos anteriores com os dados relativos ao ano de 2014, é possível continuar a acompanhar a evolução das dinâmicas do mercado da imprensa em Portugal.
Recorrendo fundamentalmente a dados Marktest e APCT, este documento analisa em detalhe vários indicadores de imprensa entre 2008 e 2014 a partir de diferentes prismas, em resultado do trabalho de compilação, organização e sistematização dos dados. A metodologia utilizada permitiu a construção de indicadores e a leitura de relações que permitem um entendimento actualizado e crítico sobre a evolução do mercado e o desempenho dos vários players.
Esta análise reveste-se de particular interesse para o estudo da imprensa em Portugal, na medida em que pretende ir além da simples descrição que habitualmente é levada a cabo em anuários estatísticos. Apesar destes dados serem conhecidos e estarem disponíveis para muitos especialistas, o nível de sistematização e tratamento analítico que este estudo lhes confere é inovador.
Para além da actualização dos dados organizados aquando da realização do primeiro relatório, esta nova edição actualiza duas novas discussões: a evolução dos preços de capa como potencial factor inclusivo no processo de mudança; e a introdução de um novo indicador relacionado com a questão do investimento publicitário e das suas oscilações.
O presente relatório debruça-se ainda sobre a relação entre o online e o tradicional, analisando o peso de cada um destes universos no consumo de jornais e notícias.