Em paralelo com os relatórios “A Televisão em Portugal” e a “A Imprensa em Portugal”, “A Rádio em Portugal” é um dos relatórios mais abrangentes que Obercom produz, com o objetivo de estudar os segmentos de mercado dos media em Portugal. O presente trabalho atualiza estudos anteriores com os dados relativos a 2014, possibilitando o acompanhar a evolução das dinâmicas do mercado radiofónico português.
Recorrendo a dados Marketest, o estudo analisa em detalhe as audiências de Rádio entre 2002 e 2014. A metodologia utilizada permitiu a construção de indicadores e a leitura de relações com o objetivo de possibilitar uma visão crítica e atualizada da evolução do mercado e dos seus players.
O relatório é composto por um primeiro capítulo, dedicado à análise das audiências de rádio entre 2002 e 2014, por Grupo de rádio em primeiro lugar, e por estação de rádio, em segundo, ambos em termos gerais, por dia da semana, e por horário. Num segundo capítulo procede à construção de indicadores de concentração e estabilidade de mercado, a partir dos dados de audiências originais. De forma poder proceder à análise do mercado em profundidade, tendo em conta todos os efeitos das variações de audiências.
A mudança no sector da Rádio, ao longo dos anos, tem sido rápida, intensa e nem sempre previsível, na medida em que a entrada e saída de diversos players provoca variações de audiência de difícil compreensão e leitura. O estudo mostra que 2014 foi um ano importante para o mercado da rádio em Portugal.
Citando o prefácio: “Este relatório constitui-se como a mais profunda abordagem do Observatório da Comunicação ao sector da rádio em Portugal, uma abordagem que procurámos criar e aperfeiçoar da forma mais vantajosa, em termos de estruturação e leitura, para agentes do sector da rádio em Portugal, bom como para o público em geral”.