Ao longo de 2021 e 2022, investigadores do OberCom e do ISCTE-IUL colaboraram com a Universidad de Navarra, em Espanha, na identificação das marcas de media digitais existentes nos dois países. Esta recolha e consequente caracterização das marcas recolhidas destinou-se à construção de um mapa, interativo, que permite uma exploração do ecossistema de media digitais na península ibérica.
Este recurso possibilita o reconhecimento da paisagem digital ibérica tendo em consideração o alcance das marcas, as suas formas de financiamento, plataformas em que operam e os géneros temáticos que exploram. É, também, possível consultar a “biografia” de cada marca, saber em que ano foi criada, em que ano foi lançada em formato digital e a sua localização concreta.
Em Portugal, a construção da base de dados que alimenta este mapa foi coordenada pelo OberCom, tendo contado com o trabalho de uma equipa alargada de investigadores, a saber, e por ordem alfabética: Aline Pozzebon, Caterina Foa, Cátia Barros, Aldina Margato, Fabrício Mattos, Liege Scremin, Maria Baseggio, Miguel Paisana, Paulo Costa, Paulo Couraceiro e Sofia Santos.
Este projeto obteve financiamento da Comissão Europeia no âmbito da Call CEF-TC-2020-2 (EDMO – European Digital Media Observatory). Referência: 2020-EU-IA-0252
Consulte e navegue o mapa aqui