Estratégia
A ação do Observatório não inclui apenas a análise e apoio à inovação tecnológica mas também trabalho analítico numa variedade de tópicos como sejam, modelos de negócio, incentivos organizacionais e sociais, design institucional, e o impacto social, económico e politico das redes sociais.
De entre as suas áreas de interesse atual no desenvolvimento de conhecimento, destacam-se:
1. As aplicações inovadoras na área das notícias que procuram utilizar as capacidades de instrumentos como os tablets e e-Books.
2. A Televisão digital interativa e as aplicações e widgets para a próxima geração de televisão de alta definição com distribuição em fibra óptica.
3. A evolução do E-Book para o meio multimédia utilizando vídeo, música e gráficos.
4. A utilização de meios digitais portáteis em todas as formas de produção, distribuição e monetarização de notícias e conteúdos de entretenimento.
5. A utilização de plataformas imersivas digitais como forma de prática jornalística.
6. A evolução das redes sociais como plataforma para o comércio, entretenimento e jornalismo.
Associados
A relação e a comunicação com os associados baseia-se na procura de áreas de investigação e de produção de saber de mútuo interesse. Procurando-se um maior envolvimento entre ambas as partes, através da criação de instrumentos e encontros que propiciem a troca de informação entre todos os envolvidos na estrutura associativa do OberCom.
O OberCom promove regularmente encontros com os seus sócios, disponibilizando também em vários formatos de publicação estudos cujos dados são passíveis de utilização na actividade regular dos seus associados.
A publicação de uma Newsletter e de uma revista académica permite também que o OberCom actue como um nó de divulgação de investigação e publicações oriundas de Portugal e estrangeiro possibilitando assim a todos os sócios um acompanhamento regular das tendências mais actuais no campo da comunicação.
Informação de Rigor Científico
Para além das publicações e divulgação de relatórios de investigação o OberCom publica ainda um Anuário e um Barómetro dos sectores da comunicação em Portugal.
O Anuário constitui-se enquanto uma publicação de largo espectro informativo procurando dar nota das mudanças e continuidades registadas nos sectores de interesse do OberCom ao longo de um ano económico e também a contextualização da sua evolução, sempre que possível, ao longo de séries temporais alargadas.
O Barómetro baseia-se na recolha de informação junto de informantes privilegiados dos sectores de análise do OberCom, contemplando nesse conjunto de informantes peritos (académicos, consultores e jornalistas especializados), administradores e gestores de empresas do sector e membros de entidades sem fins lucrativos da área da comunicação.