Saber mais sobre o OberCom

O Observatório da Comunicação (OberCom) é uma entidade com forte presença na análise da revolução digital em curso e das suas possíveis aplicações em múltiplas frentes. Ao longo da última década o OberCom tem sido pioneiro na investigação das redes sociais e na transformação nos jornais, televisão, rádio e das próprias práticas jornalísticas. Os seus directores, investigadores, colaboradores e centros associados estão empenhados no desenvolvimento e análise de novos conteúdos, aplicações, serviços e modelos de negócios. O OberCom tem como objectivo testar os limites das fronteiras do conhecimento através da investigação sobre como as tecnologias de comunicação estão a ser usadas e como tal está a mudar as formas de interação humana.

O OberCom é um veículo para uma troca permanente de conhecimento entre instituições públicas e com as empresas do sector privado que se encontram na linha da frente da mudança tecnológica nas comunicações. Em cooperação com os nossos associados financiadores e associados honorários desenvolvemos projetos destinados a aplicações práticas, bem como a avaliação do impacto social dos mesmos, oferecendo aos nossos associados um acompanhamento nas fases de teste de conteúdos.

A acção do Observatório não inclui apenas a análise e apoio à inovação tecnológica mas também trabalho analítico numa variedade de tópicos como sejam, modelos de negócio, incentivos organizacionais e sociais, design institucional, e o impacto social, económico e politico das redes sociais. O Observatório é reconhecido publicamente pela sua vasta área de publicação e como think tank para o sector da comunicação em Portugal. A missão do Observatório da Comunicação é a de oferecer aos seus associados, não apenas ajuda no desenvolvimento dos seus produtos, mas também novas formas de compreender mercados e audiências.

O OberCom – Observatório da Comunicação é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objectivo central é “a produção e difusão de informação, bem como a realização de estudos e trabalhos de investigação que contribuam para o melhor conhecimento na área da Comunicação” (art.º 3º). O OberCom foi constituído com o objectivo estratégico de suprir a tradicional dificuldade na recolha e tratamento da informação específica no sector dos Media e da Comunicação.

Objectivos Gerais

O plano de actividades para 2009-2012 revela como acções prioritárias o relacionamento com os diferentes públicos do OberCom, o lançamento de novos produtos e a continuidade dos trabalhos iniciados no mandato 2006-2009. De entre as áreas de interesse actual no desenvolvimento de conhecimento por parte do observatório, destacam-se:
1.As aplicações inovadoras na área das notícias que procuram utilizar as capacidades de instrumentos como os tablets e e-Books.
2.A Televisão digital interactiva e as aplicações e widgets para a próxima geração de televisão de alta definição com distribuição em fibra óptica.
3.A evolução do E-Book para o meio multimédia utilizando vídeo, musica e gráficos.
4.A utilização de meios digitais portáteis em todas as formas de produção, distribuição e monetarização de notícias e conteúdos de entretenimento.
5.A utilização de plataformas imersivas digitais como forma de prática jornalística.
6.A evolução das redes sociais como plataforma para o comercio, entretenimento e jornalismo.

Quem Somos

Ao longo da última década o OberCom tem sido um espaço de interacção entre equipas de diferentes áreas do conhecimento e da prática empresarial, regulatória e das políticas públicas. A actual equipa de investigação e directiva do OberCom tem por objectivo permanente o inovar nos conhecimentos e contributos a prestar aos seus associados e a sociedade. O Conselho Directivo do OberCom é constituído por Gustavo Cardoso, Luís Alvito e Albérico Fernandes e a Comissão Executiva é dirigida por Gustavo Cardoso, Rita Espanha e Sandro Mendonça.

Inovação, criatividade e continuidade, são os objectivos concretos da direcção do OberCom, cuja prossecução se concretiza numa série de actividades desenvolvidas ao longo do triénio 2006-2009 e outras iniciadas recentemente, nomeadamente, actividades gerais de investigação, publicações diversas, gestão de uma revista científica (OBS*), promoção e participação em conferências, seminários e encontros.

O OberCom rege-se em todas as suas actividades pelo seu objectivo estatutário central da produção e disseminação do saber e conhecimento em comunicação.

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