A era digital trouxe mudanças profundas na forma como a informação é produzida, consumida e disseminada. A literacia para os media, definida como a habilidade de aceder, analisar, avaliar e criar informação através de várias formas de media, tornou-se uma competência fundamental para a cidadania ativa e informada no século XXI. No contexto da União Europeia, a literacia para os media é vista como uma prioridade, e os Estados-membros, incluindo Portugal, têm trabalhado conjuntamente para promover essa competência entre os cidadãos.
Este relatório intitulado “Evolução e Estado Atual da Literacia para os Media: Uma Análise de Portugal no Contexto Europeu” é produzido no âmbito do envolvimento do OberCom no GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática, e surge, de forma complementar, na sequência de um outro relatório “Literacia para os Media – Horizontes concetuais e mapeamento de atores e iniciativas em Portugal e no mundo”. Parte da investigação descrita neste relatório foi produzida inicialmente como um contributo para o GILM, beneficiando do contributo e da discussão das diversas entidades que constituem o grupo.
Este documento explora as complexas dinâmicas de intervenção e práticas para dinamizar a literacia para os media em Portugal e no contexto europeu. Apesar do compromisso ativo de Portugal no fomento da literacia para os media, os desafios persistem, incluindo políticas públicas unificadas, a avaliação do impacto, uma maior integração da literacia para os media no sistema educativo e responder às necessidades de públicos-alvo específicos.
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