IBERIFIER – Análise das tendências e inovação do ecossistema mediático de Espanha e Portugal (2025-2030)

Este relatório é o resultado de uma análise prospetiva entre profissionais e especialistas para identificar as tendências e inovações que irão impactar o ecossistema mediático em Espanha e Portugal nos próximos cinco anos, uma das iniciativas do projeto IBERIFIER para orientar a tomada de decisões de gestores e empresas de media, decisores políticos e outros atores sociais.

Para identificar os principais vetores de inovação no ecossistema de media ibérico, foram definidas 16 áreas principais no presente relatório. Para materializar uma análise ampla, diversificada e aprofundada, foi utilizada uma metodologia mista quantitativa e qualitativa, combinando entrevistas a peritos e inquéritos a gestores dos meios de comunicação social.

O relatório reflete um panorama complexo e dinâmico no sector dos media em Espanha e Portugal, onde a inovação tecnológica e a adaptação constante são fundamentais para manter a relevância e a eficácia da comunicação e do jornalismo. O documento foi elaborado por uma equipa de investigadores da Universidade Miguel Hernández de Elche (Espanha), do OberCom e do ISCTE-IUL (Portugal), membros do projeto IBERIFIER.

Este documento está disponível em Português, Castelhano e Inglês.

Este projeto obteve financiamento da Comissão Europeia no âmbito da Call CEF-TC-2020-2 (EDMO – European Digital Media Observatory). Referência: 2020-EU-IA-0252

  Consulte ou faça download do relatório em iberifier.eu
Prev Evolução e estado atual da Literacia para os media. Análise de Portugal no contexto Europeu

About Author