IBERIFIER – Análise do impacto político, económico, social e securitário da desinformação – Modelos de governança e boas-práticas. Os casos de Espanha e Portugal

Este relatório é o resultado de um estudo comparativo sobre a análise do impacto da desinformação nas dimensões políticas, económicas, sociais e de segurança, modelos de governação e boas práticas nos casos de Espanha e Portugal. A análise é um dos objectivos estratégicos do projecto IBERIFIER (Iberian Media Research & Fact- Checking).

O estudo identificou os seguintes cinco desafios principais:

  1. Enquadrar e articular os cenários de desinformação, as suas repercussões sócio-políticas e as reacções institucionais para os enfrentar nos dois países ibéricos, no quadro das políticas, valores e interesses alinhados pela Comissão Europeia.
  2. Apontar as especificidades dos mercados mediáticos, dos sistemas de informação, das novas práticas jornalísticas e dos novos hábitos de consumo de notícias nos dois países.
  3. Destacar os processos de digitalização e plataformização em Espanha e Portugal, apontando as mudanças que se reflectem nas dinâmicas de produção e acesso às notícias.
  4. Perspectivar o fenómeno emergente da polarização no discurso político, as suas relações com as lógicas computacionais que alimentam a distribuição de notícias nos vários contextos online e as suas repercussões na agenda mediática.
  5. Diagnosticar as condições de sustentabilidade financeira dos media e dos sistemas de comunicação social nos contextos em análise, para além dos níveis de confiança nos media tradicionais e na informação em rede.

Analisamos alguns estudos de caso sobre desinformação nos dois países (em contextos eleitorais, durante a pandemia, durante a guerra na Ucrânia) que são emblemáticos dos desafios mediáticos e políticos que devem ser enfrentados para ajudar a opinião pública a defender-se das campanhas de desinformação.

Por fim, destacamos de forma comparativa os aspectos comuns e divergentes entre as duas realidades ibéricas. A este respeito, destaca-se a diferença na relação de confiança que os dois países têm para com os seus media nacionais, com um elevado grau de desconfiança no caso espanhol e uma maior confiança no caso português.

Este projeto obteve financiamento da Comissão Europeia no âmbito da Call CEF-TC-2020-2 (EDMO – European Digital Media Observatory). Referência: 2020-EU-IA-0252

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