A desinformação – disseminação deliberada de informação falsa ou enganosa – é uma questão cada vez mais premente na sociedade de hoje. A indústria dos meios de comunicação social, que desempenha um papel crítico no fornecimento de informação fiável e precisa ao público, tem sido significativamente afectada pelo aumento da desinformação.
Este relatório IBERIFIER fornece uma análise dos efeitos da desinformação na indústria dos media e dos desafios que esta coloca aos jornalistas, às organizações dos media e ao público. Analisa as questões da confiança do público nos meios de comunicação social, a necessidade de os jornalistas verificarem a informação com mais rigor, e a criação de um mercado de notícias sensacionalistas e tendenciosas.
Os investigadores do IBERIFIER fizeram um inquérito à população espanhola e portuguesa para analisar a sua resposta à desinformação e desinformação, a sua confiança nos meios de comunicação social, e a sua percepção dos procedimentos de verificação dos meios de comunicação social.
Neste relatório, os decisores políticos, as organizações dos meios de comunicação social e o público em geral podem obter uma melhor compreensão dos efeitos da desinformação na indústria dos meios de comunicação social em Espanha e Portugal e das medidas que podem ser tomadas para lidar com esta questão.
Este projeto obteve financiamento da Comissão Europeia no âmbito da Call CEF-TC-2020-2 (EDMO – European Digital Media Observatory). Referência: 2020-EU-IA-0252
Consulte ou faça download do relatório aqui