Estado dos Media Noticiosos em Portugal – 2022

A comunicação social é um setor que enfrenta hoje uma crise prolongada, estando confrontado com o desafio da sua sustentabilidade. Tal como referido na investigação OberCom relativa à crise pandémica, os impactos da Covid-19 foram particularmente nefastos no setor dos media noticiosos, que em 2020 se encontrava ainda a recuperar dos efeitos da crise financeira mundial de 2008, e posterior crise das dividas soberanas europeias, que atingiu fortemente Portugal entre 2011 e 2014.

Neste relatório OberCom fazemos um retrato da situação dos media em Portugal, entre 2017 e 2022. Primeiro, abordando dados financeiros dos principais Grupos de comunicação social. Em seguida, desenvolvendo a ligação entre os órgãos de comunicação social e a publicidade, que está na base da maioria do seu financiamento. Por fim, avançamos com uma descrição dos modelos de negócios vigentes no sector dos media, em particular dos media tradicionais, mas também de projetos recentes que se pautam pela inovação e novas práticas.

  Consulte ou faça download do relatório aqui
Prev Distribuição digital não autorizada de jornais em Portugal. Dados, impactos e perspetivas: os casos de Whatsapp e Telegram

About Author