O objetivo deste relatório é analisar os padrões de consumo de desinformação em Espanha e Portugal. Para isso, e em primeiro lugar, analisamos os antecedentes e o estado da questão num contexto de evolução das formas de consumo, das plataformas, das narrativas de desinformação e da sua adaptação à atualidade.
Posteriormente, são analisados e comparados os relatórios de Portugal e Espanha sobre esta questão, dando especial atenção ao Eurobarómetro e ao Digital News Report publicado pelo Reuters Institute.
Em terceiro lugar, é dada ênfase à análise dos relatórios produzidos e publicados no âmbito do projeto Iberifier, que contêm documentação, análise comparativa, informação e conhecimento adquirido sobre padrões de consumo.
Em quarto lugar, são estudados relatórios específicos sobre desinformação publicados em Espanha e Portugal, com especial atenção para os relatórios publicados sobre desinformação científica pela Fundação FECYT (Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia) em Espanha.
Finalmente, este relatório identifica possíveis tendências e problemas a analisar nos próximos anos sobre esta questão e termina com as principais conclusões sobre os padrões de consumo de desinformação em Espanha e Portugal identificados até à data.
Este projeto obteve financiamento da Comissão Europeia no âmbito da Call CEF-TC-2020-2 (EDMO – European Digital Media Observatory). Referência: 2020-EU-IA-0252
Consulte ou faça download do relatório aqui