Este relatório é produzido no âmbito de um protocolo de cooperação estabelecido entre o MediaLab CIES Iscte e a Lusa – Agência de Notícias de Portugal, S.A. para a monitorização e despistagem de desinformação política no contexto da pré-campanha e campanha eleitoral para as eleições legislativas de 10 de março, em Portugal. É produzido e publicado pelo OberCom – Observatório da Comunicação no âmbito do trabalho do observatório enquanto membro do IBERIFIER – Iberian Digital Media Observatory.
Este documento apresenta uma análise detalhada da eleições legislativas de março de 2024, através da recolha de publicações nas redes sociais Facebook, Twitter/X, Instagram e TikTok (nalguns caso também YouTube e pesquisa Google). Os dados recolhidos dizem respeito ao período da pré-campanha e campanha eleitoral, entre os dia 1 de fevereiro e 6 de março de 2024.
Através da caracterização da comunicação em ambientes digitais em período eleitoral, este relatório procura fornecer pistas sobre a interação do público com a informação e desinformação, contribuindo para uma melhor compreensão sobre o impacto que os fenómenos desinformativos têm no ecossistema noticioso.
Este projeto obteve financiamento da Comissão Europeia no âmbito da Call DIGITAL-2023-DEPLOY-04, European Digital Media observatory (EDMO) – National and multinational hubs – Project: IBERIFIER Plus – 101158511.
O relatório está disponível na íntegra, em português, estando também disponível um sumário executivo com as principais conclusões, em inglês.
Consulte ou faça download do relatório na íntegra aqui Download the executive summary for this report here